Cuidados com a lesão medular no bulldog francês.

pet_responde

Um belo dia, seu frenchie acorda esquisito, ou mesmo no meio de uma brincadeira se isola e evita andar. Num primeiro momento, é normal que você tente o estimular a andar e brincar. Porém, cuidado. Você pode estar diante de um quadro de Lesão Medular. Informe-se com o texto abaixo e lembre seu veterinário da pré disposição da raça a esse tipo de lesão. Isso pode ser a diferença entre um cão saudável ou um cão paralítico.

SINTOMAS: dores abdominais não acompanhadas de outros sintomas, não querer se movimentar e até mesmo paralisia dos membros posteriores.

O QUE DEVO FAZER: Quanto mais rápido você agir, maiores as chances de recuperação. Repouso absoluto e imediato! Não o force a se mexer, não coloque-o no colo, apenas coloque-o na caixa de transporte e leve-o direto ao veterinário. Manuseá-lo o mínimo possível, a fim de que a medula não seja prejudicada mais ainda.

COMO POSSO EVITAR: Frenchies são cães “curtinhos” e pré dispostos a essas lesões. Portanto, desde cedo, desencoraje que o seu cão pule ou fique andando sobre as duas patas traseiras e não deixe que suba ou saia do sofá ou de móveis altos sozinho. Cuidado, também, ao transportá-lo de carro. Utilize-se sempre da caixa de transportes, cadeiras ou cinto de segurança canino, a fim de evitar quedas.

Não deixe de informar ao veterinário sobre a doença comum na raça, caso seu cão venha algum dia apresentar estes sintomas.

Por Dra. Rosa Pansera
Médica Veterinária Petlandia