22
06
Como ajudar meu cachorro a se adaptar à chegada de um bebê
A chegada de um bebê na família é um momento de muita alegria e não deveria ser diferente. Entretanto, algumas mamães e papais ficam com medo que o cão não vá aceitar o novo bebê que está chegando.
Juntamente com toda a preparação comum para o bebê chegar, é necessário que você ajude o seu cachorro a se ajustar com a chegada de um novo membro, que é ainda vulnerável.
Há ações que você pode tomar que vão construir um ambiente mais seguro para todos.
Situações comportamentais que podem acontecer:
– Alguns cães mastigam itens dos bebê;
– Podem começar a urinar em lugares inapropriados;
– Podem se tornar temperamentais, menos dispostos a cooperar e eventualmente rosnar;
– Por outro lado, há cães que naturalmente não têm ciúmes e deve-se prestar atenção para proteger o bebê das entusiasmadas formas de demonstrar afeto.
Auxilie o seu cachorro a se ajustar a chegada do novo bebê:
Por não ter como prever a maneira que o seu cão irá se comportar e reagir com a chegada do bebê, existem medidas que diminuem possíveis estranhezas com a novidade.
Introdução ou atualização de treinamento de obediência
Não deixe para depois o treinamento de obediência. Você pode começar aos poucos sozinha(o), introduzindo mais disciplina na relação, ou pedir o auxílio de um profissional em comportamento animal.
Mesmo que o seu cão já tenha recebido treinamento, pode ser uma boa ideia refrescar os ensinamentos e testar como ele tem respondido aos comandos. A estrutura extra pode ajudá-lo a se sentir mais seguro e no geral criar um ambiente mais sadio.
Reforçar o treinamento em casa
Se o seu cão começar a urinar em casa em lugares inapropriados, o ideal é que você lide com o problema o mais rápido possível para não deixar que saia do controle.
– Limpe a urina do cão com produtos desenvolvidos para remover qualquer traço do xixi;
– Reforce o treinamento e leve-o para urinar no local certo, recompensando-o quando ele o fizer no lugar apropriado;
– Se necessário, restrinja os locais que o animal pode circular, até que ele esteja treinado.
Crie uma programação flexível
Quando um recém-nascido chega, é normal que se esteja operando em função dele. É uma boa ideia acostumar o seu cão a horários flexíveis.
– Gradualmente mude o horário que o cachorro se alimenta, para que ele esteja mais flexível quando as mudanças de programação ocorrerem;
– Exercite o seu cão em horários diferentes do que ele está acostumado, para que as mudanças não o aborreçam muito;
– Considere instalar portas específicas para o seu cão, garantindo que ele não seja completamente dependente de você quando precisar sair.
Acostumando o seu cachorro ao odor do bebê
Por sabermos que o cão percebe o mundo mais pelo olfato do que pela visão, introduza objetos com odores comuns à produtos voltados para bebês.
– Eventualmente dê banho com um shampoo de bebê para que ele se familiarize com o cheiro;
– Despeje um pouco de talco de bebê no pelo do cão;
– Lave os itens do seu cão (cama, lençóis) com detergente para roupa do bebê.
Use um bebê de brinquedo
É interessante acostumar o seu cachorro com a presença de alguém em seu colo. Tente segurar o boneco naquela hora clássica do carinho com o seu cachorro, para gradualmente ensiná-lo que ele ainda pode ficar próximo, portanto que ele se comporte calmamente na presença do bebê.
Essa é uma oportunidade para treiná-lo sem a presença de um neném de verdade, para que não haja nenhum risco para a criança.
A vida voltará ao normal, tenha paciência
É importante que haja a compreensão que as mudanças que estão acontecendo enquanto sua gravidez progride e depois da chegada do bebê afetam a vida do seu cachorro. Tenha paciência e tranquilize o seu animal para que gradualmente ele vá se acostumando com as novas regras no cotidiano.
Você tem uma responsabilidade com o seu cachorro, e como dono, precisa tornar esse momento o mais indolor e natural possível para ele.
Não acredite nos que dizem que cães e gravidez não combinam, isso não poderia estar mais distante da realidade. Em um estudo da Universidade de Liverpool, donos de animais estão mais propensos a obter a quantidade recomendada de exercício diário.
Uma vez que o bebê chegar e a nova rotina estiver estabelecida, tanto os pais quanto o pet estarão acostumados.
Fonte: Portal do Dog