02
01
Saiba os cuidados com o seu hamster e outros roedores no calor
Quem é tutor de um roedor pequeno como hamster, porquinho-da-índia, gerbil, chichila ou coelho deve ficar atento à temperatura do ambiente durante o verão. As temperaturas elevadas, como aquelas tradicionalmente registradas no verão brasileiro, podem comprometer a saúde e o bem-estar desses animais. Esses bichinhos são muito pequenos, e a chance da ocorrência de desidratação é muito maior, tanto que eles jamais devem ser deixados diretamente expostos ao sol.
Alguns cuidados simples a serem observados no ambiente são suficientes para ajudar a combater o desconforto causado pelo calor!
Torne o ambiente fresco para o seu bichinho
A temperatura ideal ambiente para a maioria dos roedores domésticos fica entre 20 a 24 graus
Hamsters muitas vezes são mantidos em locais como quartos onde pode ter pouca circulação de ar. Nessas épocas do ano, é importante procurar manter seu animal de estimação em uma parte fresca da casa.
Veja onde a temperatura está amena para você. Pode ser próximo a uma janela na varanda ou na área de serviço: esse será o local adequado para o roedor. Uma dica é escolher um local onde o piso é de pedra natural ou cerâmica, pois tendem a ficar mais frescos.
Cuidado com locais muito arejados, ou próximos a correntes de ar. Ventiladores não são indicados nesses casos e nunca devem ser ligados diretamente a gaiola pois podem fazer mal aos animais pois são animais muito sensíveis ao frio e correntes de ar podem favorecer o aparecimento de pneumonias.
Troque a forração (serragem) do fundo da gaiola com maior frequência. Esse material absorve calor, e a simples troca já ajuda a diminuir a temperatura. Se você cria seus hamsters em um terrário, tenha cuidado com a tampa e verifique se o ar está fresco e circulante dentro do ambiente. Vale fazer uma “redecoração” e ver se os brinquedos estão bem posicionados até descobrir a melhor forma.
Em locais de clima quente e seco, vale o uso de estratégias para melhorar a umidade do ambiente. Desde o uso de umidificadores de ar ou mesmo deixar um balde com água ou toalha molhada por perto.
Cuidados com alimentação do seu roedor na época de calor
Deixe água a vontade para o seu bichinho na época do calor! Nunca se esqueça: água fresca sempre!
Lembre-se de que a água deve ser trocada com maior frequência ao longo do dia durante as épocas de calor. Deixe sempre uma banheirinha com água fresca disponível para o seu pet. Vale ainda acrescentar alguns cubos de gelo nos horários de maior calor.
Redobre os cuidados com a alimentação: aumente a quantidade de vegetais frescos, como a cenoura. Aproveite e sirva os pedacinhos ainda úmidos, após serem lavados, pois ajuda os animais a ingerirem mais água.
Nada de banho ou “aulas de natação”! Esses animais são extremamente frágeis a qualquer tipo de aspiração de água e podem afogar-se ou sofrer com as consequências, doenças como a gripe e infecções por bactérias e fungos.
Os porquinhos-da-índia e chinchilas podem tomar banho conforme a necessidade e de acordo com os cuidados próprios dessas espécies.
FONTE: Bolsa de Mulher